OBJETIVOS
- Diagnosticar os conhecimentos prévios dos alunos com relação a alguns conceitos geográficos;
- Diagnosticar os conhecimentos prévios dos alunos com relação a alguns conceitos geográficos;
- Demonstrar o papel das migrações na formação da sociedade metropolitana de São Paulo;
- Estimular a reflexão sobre as diferentes causas das migrações;
- Aproximar a Geografia à realidade dos alunos (especialmente a Cartografia);
- Introduzir os alunos à Cartografia.
- Aproximar a Geografia à realidade dos alunos (especialmente a Cartografia);
- Introduzir os alunos à Cartografia.
CONCEITOS UTILIZADOS
- Migração; Divisão Administrativa do Brasil; Estados; Regiões; Cartografia.
DURAÇÃO
- 4 aulas
SÉRIES
- Segundo Segmento da EJA (5o a 8o termos).
PROCEDIMENTOS
AULAS 1 e 2
- Migração; Divisão Administrativa do Brasil; Estados; Regiões; Cartografia.
DURAÇÃO
- 4 aulas
SÉRIES
- Segundo Segmento da EJA (5o a 8o termos).
PROCEDIMENTOS
AULAS 1 e 2
- Chamada das duas aulas (20 min)
- Explicação de que antes mesmo da "Escrita" diversas comunidades humanas já registravam suas diferentes formas de ver e representar o espaço em "mapas", sendo que nos primórdios das civilizações estes eram mais simples e espontâneos, e, hoje em dia, são mais técnicos e precisos; (30 min)
- Apresentação do "Mapa Político do Brasil" e perguntas sobre localização dos estados e regiões; (20 min)
- Solicitação aos alunos escrevam em uma tira de papel: nome, cidade de onde vieram antes de chegar à RMSP (no caso do aluno ter nascido na própria região, este deve discriminar a cidade dos pais ou avós); (15 min)
- O professor recolhe as tiras dos alunos e as devolve aos colegas da mesma sala; (15 min)
AULAS 3 e 4
- Chamada das duas aulas (20 min)
- Cada aluno dirige-se ao Mapa Político do Brasil afixado próximo à lousa, identifica a localização da cidade de origem constante na tira e, na dificuldade de se encontrar a cidade, solicita-se ao autor da tira que ajude o colega a procurar sua cidade, indicando alguns pontos de referência; (60 min)
- Para fechar a atividade o professor explica as principais causas dos fluxos migratórios brasileiros dialogando com as informações extraídas da própria turma. (20 min)
AVALIAÇÃO- Explicação de que antes mesmo da "Escrita" diversas comunidades humanas já registravam suas diferentes formas de ver e representar o espaço em "mapas", sendo que nos primórdios das civilizações estes eram mais simples e espontâneos, e, hoje em dia, são mais técnicos e precisos; (30 min)
- Apresentação do "Mapa Político do Brasil" e perguntas sobre localização dos estados e regiões; (20 min)
- Solicitação aos alunos escrevam em uma tira de papel: nome, cidade de onde vieram antes de chegar à RMSP (no caso do aluno ter nascido na própria região, este deve discriminar a cidade dos pais ou avós); (15 min)
- O professor recolhe as tiras dos alunos e as devolve aos colegas da mesma sala; (15 min)
AULAS 3 e 4
- Chamada das duas aulas (20 min)
- Cada aluno dirige-se ao Mapa Político do Brasil afixado próximo à lousa, identifica a localização da cidade de origem constante na tira e, na dificuldade de se encontrar a cidade, solicita-se ao autor da tira que ajude o colega a procurar sua cidade, indicando alguns pontos de referência; (60 min)
- Para fechar a atividade o professor explica as principais causas dos fluxos migratórios brasileiros dialogando com as informações extraídas da própria turma. (20 min)
- Trata-se da observação do professor durante a própria atividade a fim de avaliar os conhecimentos prévios dos alunos.
RESULTADOS
- De modo geral os alunos de todos os termos atingiram os objetivos propostos e mostraram-se curiosos por identificar no mapa a cidade de onde vieram. Todos compreendiam intuitivamente tanto as migrações como suas causas, porém, só não sabiam fazer uso dos conceitos geográficos adequados.
Prof. Ariel Luiz e Sousa Corrêa (Geografia)
professor passei pelo seu blog adorei continue colocando mais atividades boa noite aluna da 7 seie A de:rosenice
ResponderExcluir