quinta-feira, 15 de setembro de 2011

2. DINÂMICA DA PAISAGEM


Objetivos:
-        Compreender o que é a PAISAGEM;
-        Entender que a paisagem não é apenas “visual”, mas abrange outros sentidos;
-        Entender que a paisagem não é estática, mas dinâmica, e que varia segundo fenômenos da natureza e a ocupação humana;
-        Reflexão sobre as paisagens urbana e rural;
-        Estimular a reflexão dos alunos sobre as paisagens apreendidas por eles.
-        Ritmos de Mutação da paisagem natural e humanizada.

Conceitos:
-        Paisagem;
-        Percepção;
-        Urbano;
-        Rural;
-        Natureza.

Conteúdos:
-        Definição de paisagem;
-        Fenômenos naturais e humanos modeladores da paisagem;
-        Paisagem Urbana;
-        Paisagem Rural;
-        Paisagem Natural;
-        Ritmos dos processos de transformação da paisagem.

Duração:
-        2 aulas (1h40min.)

Materiais:
-        Giz;
-        Lousa;
-        Fotografias de um mesmo local: antes e depois (São Bernardo do Campo);

Procedimentos:

AULA 1
-        Chamada (10 min.)
-        Resgate do conceito de paisagem dos alunos e apresentação do conceito geográfico de “paisagem”, trajeto histórico do conceito (10 min.);
-        Reflexão sobre a percepção sensorial humana (10 min.);
-        Reflexão sobre a diferença das paisagens naturais e humanizadas (10 min.)
-        Reflexão sobre a diferença das paisagens urbanas e rurais (10 min.);

AULA 2
-        Chamada (10 min.)
-        Retomada da aula anterior e exposição de fotos antigas e atuais de um mesmo lugar conhecido dos alunos (se possível eles mesmos podem trazê-las) (20 min.)
-        Cada aluno elabora um relato de sua própria observação de mudanças na paisagem (20 min.)

Elaboração: Prof. Ariel Luiz e Sousa Corrêa

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