Objetivos:
- Compreender o que é a PAISAGEM;
- Entender que a paisagem não é apenas “visual”, mas abrange outros sentidos;
- Entender que a paisagem não é estática, mas dinâmica, e que varia segundo fenômenos da natureza e a ocupação humana;
- Reflexão sobre as paisagens urbana e rural;
- Estimular a reflexão dos alunos sobre as paisagens apreendidas por eles.
- Ritmos de Mutação da paisagem natural e humanizada.
Conceitos:
- Paisagem;
- Percepção;
- Urbano;
- Rural;
- Natureza.
Conteúdos:
- Definição de paisagem;
- Fenômenos naturais e humanos modeladores da paisagem;
- Paisagem Urbana;
- Paisagem Rural;
- Paisagem Natural;
- Ritmos dos processos de transformação da paisagem.
Duração:
- 2 aulas (1h40min.)
Materiais:
- Giz;
- Lousa;
- Fotografias de um mesmo local: antes e depois (São Bernardo do Campo);
Procedimentos:
AULA 1
- Chamada (10 min.)
- Resgate do conceito de paisagem dos alunos e apresentação do conceito geográfico de “paisagem”, trajeto histórico do conceito (10 min.);
- Reflexão sobre a percepção sensorial humana (10 min.);
- Reflexão sobre a diferença das paisagens naturais e humanizadas (10 min.)
- Reflexão sobre a diferença das paisagens urbanas e rurais (10 min.);
AULA 2
- Chamada (10 min.)
- Retomada da aula anterior e exposição de fotos antigas e atuais de um mesmo lugar conhecido dos alunos (se possível eles mesmos podem trazê-las) (20 min.)
- Cada aluno elabora um relato de sua própria observação de mudanças na paisagem (20 min.)
Elaboração: Prof. Ariel Luiz e Sousa Corrêa
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