Objetivos:
- Refletir sobre o Macrocosmo e a insignificância da Terra diante do universo;
- Saber localizar a Terra no sistema solar e este na galáxia;
- Conhecer o sistema solar e seus planetas;
- Conhecer os principais Movimentos da Terra;
- Conhecer as estações do ano e as fases da Lua;
- Estimular a curiosidade sobre as causas dos fenômenos naturais;
Conceitos:
- Universo;
- Galáxia;
- Sistema Solar;
- Astros;
- Estrela;
- Planeta;
- Cometa;
- Satélite;
- Buraco Negro;
- Estações do Ano;
- Fases da Lua;
- Eclipse.
Conteúdos:
- A Terra dentro do Universo;
- Galáxias e Constelações;
- A Via-Láctea e o Buraco Negro em seu Centro;
- O Sistema Solar e seus planetas;
- Órbita do Planeta Terra e as estações do ano;
- Órbita da Lua, suas fases e eclipses.
Duração:
- 4 aulas (3h20min.)
Materiais:
- Giz;
- Lousa;
- Video sobre o movimento dos planetas e satélites do sistema solar;
- Apresentação em “Power Point” sobre as estações do ano;
- Placas de isopor;
- Bolinhas de isopor;
- Tinta guache e pincel;
- Marcador Permanente;
- Arame;
- TV e aparelho reprodutor de DVD.
Procedimentos:
AULA 1
- Chamada (10 min.);
- Estímulos e questionamentos sobre o universo e a possibilidade de existência de vida em outros planetas a fim de diagnosticar os conceitos e conhecimentos dos alunos sobre o tema (15 min.);
- Exposição da localização da Terra no universo com auxílio da lousa, de forma que esta represente o universo (15 min.);
- Cópia de pequeno texto sobre o tema para anotação no caderno (15 min.).
AULA 2
- Chamada (10 min.);
- Exposição de video sobre o movimento dos planetas e satélites do sistema solar (30 min.)
- Espaço para dúvidas e esclarecimentos necessários (10 min.)
AULA 3
- Chamada (10 min.)
- Pequeno texto para cópia sobre o Sistema Solar, eixo inclinado da Terra e que demonstre esquemas de posições da Terra no movimento de translação (25 min.)
- Explicação do texto e relacionamento com as aulas anteriores com auxílio do Power Point (15 min.)
AULA 4
- Chamada (10 min.)
- Atividade em grupo: reprodução do sistema de translação da Terra com as estações do ano em isopor (40 min.)
Obs.: A miniatura do movimento de translação deve ser uma placa de isopor com 4 bolinhas de isopor afixadas em 4 posições eqüidistantes de uma bola maior central (Sol) a fim de representar as 4 possibilidades de estações do ano. No isopor devem estar afixadas as datas de início e fim de cada período.
Elaboração: Prof. Ariel Luiz e Sousa Corrêa
Nenhum comentário:
Postar um comentário