- Estimular a reflexão sobre as ideologias dos países centrais na representação cartográfica;
- Refletir sobre a relação realidade x representação;
- Compreender que a objetividade científica é um particular modo de ver convencionado intencionalmente.
- Reflexão crítica a partir de charges.
Conceitos:
- Desenvolvimento;
- Subdesenvolvimento;
- Cartografia;
- Ciência;
- Ideologia.
- Ecúmeno;
Conteúdos:
- Desenvolvimento e subdesenvolvimento;
- Ideologias e convenções cartográficas;
- Força gravitacional: Zênite e Nadir.
Duração:
- 3 aulas (2h30min.)
Materiais:
- Giz;
- Lousa;
- Mapa Mundi;
- Mapas antigos digitalizados;
- Globos terrestres;
- Infra-estrutura audio-visual.
Procedimentos:
AULA 1
- Exposição do mapa mundi na lousa com o “Polo Sul para cima” e chamada (10 min.)
- A partir do questionamento da sala sobre o mapa instigá-los à discussão sobre a inversão do mapa e a disposição dos continentes no globo, bem como as ideologias a ele associadas (20 min.)
- Exposição de mapas históricos digitalizados e, a partir deles, discutir com os alunos sobre sua funcionalidade para quem os produziu, o conhecimento acumulado sobre o mundo a cada momento e as teorias por eles alimentadas. (20 min.);
AULA 2
- Chamada (10 min.)
- Distribuição de globos pela sala e reapresentação do mapa mundi “invertido” e questionamento à sala sobre sua “exatidão” em relação aos pontos cardeais e não ao chão da sala, conceitos já aprendidos, mas reforçados para fixação (15 min.)
- Atividade em que os alunos reflitam sobre uma charge da Mafalda com temática semelhante (25 min.)
AULA 3
- Chamada (10 min.)
- Discussão sobre a atividade da aula anterior e exposição sobre o Sistema-Mundo desenvolvido na Modernidade, com a ideologia implícita de dominação cultural pelos países centrais (40 min.)
Elaboração: Prof. Ariel Luiz e Sousa Corrêa
Nenhum comentário:
Postar um comentário