quinta-feira, 15 de setembro de 2011

3. DESIGUALDADES SÓCIO-ECONÔMICAS

Objetivos:
-        Compreensão das desigualdades sociais como produto histórico do processo civilizatório;
-        Perspectiva histórica das instituições e das convenções sociais;
-        Desnaturalização das noções de propriedade privada e outras premissas do capitalismo;
-        Introduzir os alunos ao estudo da sociedade capitalista.
-        Reflexão sobre os tipos de relação de trabalho desenvolvidos ao longo da História Mundial.

Conceitos:
-        Pré-História;
-        Nomadismo;
-        Sedentarização;
-        Propriedade Privada;
-        Civilização;
-        Sociedade;
-        Estado;
-        Escravidão;
-        Feudalismo;
-        Servidão;
-        Capitalismo;
-        Estado-Nação;
-        Burguesia;
-        Proletariado.

Conteúdos:
-        Breve panorama da História da Civilização Ocidental;
-        Sedentarização humana e propriedade privada;
-        Organização político-social na Antiguidade (apenas para uma minoria de cidadãos legítimos nos povos clássicos);
-    Organização social, política, econômica e religiosa na Idade Média;
-    Organização social, política e econômica na era do capitalismo;
-        Comparação das relações de trabalho: escravidão, servidão e trabalho assalariado;
-        Estado e manutenção da ordem da propriedade privada;

Duração:
-        4 aulas (3h20min.)

Materiais:
-        Giz;
-        Lousa;
-        Mapa Mundi;
-        Livro didático do 8o ano (7o Termo)

Procedimentos:

AULA 1
-        Chamada (10 min.);
-        Apresentação do tema e levantamento de opiniões sobre a desigualdade (5 min.);
-        Leitura do texto Como surgiu a desigualdade? do livro didático (p. 296) (15 min.);
-        Discussão com os alunos sobre o que eles entenderam do texto e discussão sobre alguns conceitos importantes que aparecem no texto (20 min.).

AULA 2
-        Chamada (10 min.);
-        Elaboração de uma linha do tempo com os períodos históricos da Humanidade e breve apontamento das características principais de cada um (20 min.)
-        Discussão sobre a pré-história e as condições de vida dos primórdios da civilização, a sedentarização e o surgimento da idéia de propriedade privada (20 min.)

AULA 3
-        Chamada (10 min.);
-        Elaboração de um quadro resumido sobre os períodos históricos, as relações de trabalho de cada período, bem como as principais cidades ou Estados (40 min.)

AULA 4
-        Chamada (10 min.);
-        Retomada do quadro resumido e discussão sobre as diferentes relações de trabalho de cada momento histórico. (20 min.)
-        Atividade em que cada um coloca sua opinião sobre as origens e mutações da desigualdade.

 Elaboração: Prof. Ariel Luiz e Sousa Corrêa

Nenhum comentário:

Postar um comentário