- Compreensão das desigualdades sociais como produto histórico do processo “civilizatório”;
- Perspectiva histórica das instituições e das convenções sociais;
- Desnaturalização das noções de “propriedade privada” e outras premissas do capitalismo;
- Introduzir os alunos ao estudo da sociedade capitalista.
- Reflexão sobre os tipos de relação de trabalho desenvolvidos ao longo da História Mundial.
Conceitos:
- Pré-História;
- Nomadismo;
- Sedentarização;
- Propriedade Privada;
- Civilização;
- Sociedade;
- Estado;
- Escravidão;
- Feudalismo;
- Servidão;
- Capitalismo;
- Estado-Nação;
- Burguesia;
- Proletariado.
Conteúdos:
- Breve panorama da História da Civilização Ocidental;
- Sedentarização humana e propriedade privada;
- Organização político-social na Antiguidade (apenas para uma minoria de “cidadãos” legítimos nos povos clássicos);
- Organização social, política, econômica e religiosa na Idade Média;
- Organização social, política e econômica na era do capitalismo;
- Organização social, política, econômica e religiosa na Idade Média;
- Organização social, política e econômica na era do capitalismo;
- Comparação das relações de trabalho: escravidão, servidão e trabalho assalariado;
- Estado e manutenção da ordem da propriedade privada;
Duração:
- 4 aulas (3h20min.)
Materiais:
- Giz;
- Lousa;
- Mapa Mundi;
- Livro didático do 8o ano (7o Termo)
Procedimentos:
AULA 1
- Chamada (10 min.);
- Apresentação do tema e levantamento de opiniões sobre a desigualdade (5 min.);
- Leitura do texto “Como surgiu a desigualdade?” do livro didático (p. 296) (15 min.);
- Discussão com os alunos sobre o que eles entenderam do texto e discussão sobre alguns conceitos importantes que aparecem no texto (20 min.).
AULA 2
- Chamada (10 min.);
- Elaboração de uma linha do tempo com os períodos históricos da Humanidade e breve apontamento das características principais de cada um (20 min.)
- Discussão sobre a pré-história e as condições de vida dos primórdios da civilização, a sedentarização e o surgimento da idéia de propriedade privada (20 min.)
AULA 3
- Chamada (10 min.);
- Elaboração de um quadro resumido sobre os períodos históricos, as relações de trabalho de cada período, bem como as principais cidades ou Estados (40 min.)
AULA 4
- Chamada (10 min.);
- Retomada do quadro resumido e discussão sobre as diferentes relações de trabalho de cada momento histórico. (20 min.)
- Atividade em que cada um coloca sua opinião sobre as origens e mutações da desigualdade.
Elaboração: Prof. Ariel Luiz e Sousa Corrêa
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