quinta-feira, 15 de setembro de 2011

2. MIGRAÇÕES

Objetivos:
-        Diagnosticar os conhecimentos prévios dos alunos com relação a alguns conceitos geográficos;
-        Demonstrar o papel das migrações na formação da sociedade metropolitana de São Paulo;
-        Estimular a reflexão sobre as diferentes causas das migrações;
-        Aproximar a Geografia à realidade dos alunos (especialmente a Cartografia);
-        Introduzir os alunos à Cartografia.

Conceitos:
-        Migração;
-    Divisão Administrativa do Brasil;
-    Regiões;
-    Cartografia.

Conteúdos:
-        Êxodo rural;
-        Fascínio urbano e crescimento populacional da cidade;

Duração:
-        2 aulas (1h40min.)

Materiais:
-        Giz;
-        Lousa;
-        2 ou 3 Mapas Políticos Brasileiros (com nome dos municípios);

Procedimentos:

AULA 1
-        Chamada (10 min.)
-        Exposição sobre o conceito de migrações e a diferenciação do turismo; (10 min.)
-        Solicitação aos alunos escrevam em uma tira de papel: nome, cidade de onde vieram antes de chegar à RMSP (no caso do aluno ter nascido na própria região, este deve discriminar a cidade dos pais ou avós); (15 min)
-        O professor recolhe as tiras dos alunos e as devolve aos colegas da mesma sala; (15 min)

AULA 2
-        Chamada (10 min.)
-        Cada aluno dirige-se ao Mapa Político do Brasil afixado próximo à lousa, e nele identifica a localização da cidade constante na tira. Na dificuldade de se encontrar a cidade, solicita-se ao autor da tira que ajude o colega a procurar sua cidade, utilizando para isso, de alguns pontos de referência; (30 min.)
-    Para fechar a atividade o professor explica as principais causas dos fluxos migratórios brasileiros, dialogando com as informações extraídas da própria turma. (10 min.)

Elaboração: Prof. Ariel Luiz e Sousa Corrêa

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