- Diagnosticar os conhecimentos prévios dos alunos com relação a alguns conceitos geográficos;
- Demonstrar o papel das migrações na formação da sociedade metropolitana de São Paulo;
- Estimular a reflexão sobre as diferentes causas das migrações;
- Aproximar a Geografia à realidade dos alunos (especialmente a Cartografia);
- Introduzir os alunos à Cartografia.
Conceitos:
- Migração;
- Divisão Administrativa do Brasil;
- Regiões;
- Cartografia.
Conteúdos:
- Êxodo rural;
- Fascínio urbano e crescimento populacional da cidade;
Duração:
- 2 aulas (1h40min.)
Materiais:
- Giz;
- Lousa;
- 2 ou 3 Mapas Políticos Brasileiros (com nome dos municípios);
Procedimentos:
AULA 1
- Chamada (10 min.)
- Exposição sobre o conceito de migrações e a diferenciação do turismo; (10 min.)
- Solicitação aos alunos escrevam em uma tira de papel: nome, cidade de onde vieram antes de chegar à RMSP (no caso do aluno ter nascido na própria região, este deve discriminar a cidade dos pais ou avós); (15 min)
- O professor recolhe as tiras dos alunos e as devolve aos colegas da mesma sala; (15 min)
AULA 2
- Chamada (10 min.)
- Cada aluno dirige-se ao Mapa Político do Brasil afixado próximo à lousa, e nele identifica a localização da cidade constante na tira. Na dificuldade de se encontrar a cidade, solicita-se ao autor da tira que ajude o colega a procurar sua cidade, utilizando para isso, de alguns pontos de referência; (30 min.)
- Para fechar a atividade o professor explica as principais causas dos fluxos migratórios brasileiros, dialogando com as informações extraídas da própria turma. (10 min.)
Elaboração: Prof. Ariel Luiz e Sousa Corrêa
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