Objetivos:
- Reconhecer que as representações cartográficas demandam maior ou menor rigor científico conforme a finalidade a qual se aplica;
- Estimular a reflexão sobre o espaço e os mapas mentais;
Conceitos:
- Cartografia;
- Croquis;
- Mapas Mentais;
- Espaço;
Conteúdos:
- Diferentes utilidades do mapa;
- Formalidade e informalidade na Cartografia;
- Croquis e mapas mentais;
Duração:
- 1 aula (50min.)
Materiais:
- Giz;
- Lousa;
- Projetor;
- Computador.
Procedimentos:
- Chamada (10 min.)
- Exposição de diferentes tipos de representações cartográficas formais e informais (10 min.);
- Explanação sobre o mapa mental, a subjetividade e suas características (10 min.);
- Atividade em que os alunos elaboram um mapa mental com o trajeto casa-escola (20 min.).
- O docente deve orientar atentamente e, se possível, de modo individualizado aos alunos, a fim de sanar dúvidas e estimular sua liberdade de criação.
Obs.: Para o acolhimento de Deficientes Visuais a atividade pode ser feita através de barbantes colados em folha de sulfite com o percurso casa-escola.
Elaboração: Prof. Ariel Luiz e Sousa Corrêa
Nenhum comentário:
Postar um comentário